Projeto A Matinta vai ao Ver-o-peso

Esse ano tivemos um início conturbado pela pandemia da COVID-19, por isso tive que dar uma paradinha em nossa proposta para 2020, contudo quero compartilhar com os colegas uma experiência maravilhosa ocorrida em 2019.
Com o objetivo de desenvolver a leitura e da escrita através de uma vivência contextualizada e contribuir no processo de letramento dos alunos através da ludicidade, alimentando o imaginário infantil para o desenvolvimento da aprendizagem utilizamos o cartão-postal de Belém, o mercado Ver-o-Peso o qual oferece os mais variados sabores e aromas do Pará. A imensa feira livre às margens da baía do Guajará reúne centenas de barracas de frutas, peixes, ervas medicinais, temperos, doces, essências, artesanato. O ambiente é perfeito para experiência várias estratégias de aprendizagem.
Nessa linha misturamos o imaginário de uma de nossas lendas e agregamos com ela nossa grandiosa feira. Realizamos o projeto A Matinta vai ao Ver-o-peso.
Foi uma experiencia maravilhosa e tudo foi acontecendo aos poucos com a inclusão dos alunos texto a texto nesse ambiente riquíssimo de conhecimento.
No primeiro momento realizamos um estudo do texto do Urubu, personagem marcante na Feira do Ver o Peso na sequencia exploramos a leitura de poemas sobre a feira, criamos um coral para interpretar a música: A Feira, de Armando Hesketh e finalizamos com a construção de uma peça teatral: A Matinta vai Ver o Peso, envolvendo a sequência didática vivenciada na formação.
As palavras não são capazes de demonstrar tamanha riqueza mas a experiencia foi única e o retorno foi significativo tudo isso sem deixar de citar a base da concepção sócio-Interacionista de Vygotsky que proporciona uma contínua interação dos alunos com um espaço social tão conhecido em nossa cidade partindo de experiências elementares vivenciadas, proporcionando novas e mais complexas funções mentais para o desenvolvimento do conhecimento da leitura e da escrita.
Acompanhe aqui no blog as atividades realizadas mês a mês e um pouco do resultado final desse projeto.

Comentários